Hoje, quarta-feira, dia 28 de março de 2012, chega ao fim, de forma definitiva, a carreira de Edmundo Alves de Souza Neto, ou, simplesmente, Edmundo, o Animal. Niteroiense do bairro do Fonseca, ídolo dos vascaínos e palmeirenses, o artilheiro, enfim, vai se despedir do futebol de forma honrosa. Até porque, em 2008, no último jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano, a derrota para o Vitória, dentro de São Januário, trouxe um gosto muito amargo para Edmundo: o sabor do rebaixamento. Sem dúvida alguma a pior derrota da história gloriosa vascaína.
Mas vamos esquecer disso. Prefiro focar no jogo de hoje, contra o Barcelona de Guaiaquil. Adversário, aliás, que só traz boas lembranças ao Vasco. Contra o time equatoriano, o Gigante da Colina conquistou a Taça Libertadores de 1998, o principal título da história do clube. Edmundo não estava em campo - já que pertencia à Fiorentina (ITA) - mas estava presente na arquibancada de São Januário, durante o primeiro jogo final. Portanto, teve apenas o gostinho da conquista como torcedor.
Agora, 14 anos depois, o Animal terá o gostinho de encerrar a sua magnífica carreira podendo apagar a decepção do último jogo oficial pelo clube e, de quebra, descontar toda a vontade que teve de jogar aqueles dois jogos finais da Libertadores. E, melhor ainda, com casa cheia!!!
Pelo Vasco, Edmundo ganhou apenas três títulos, tirando, claro, as conquistas de turno do Estadual do Rio. São eles o Campeonato Carioca de 1992, a Copa Rio, do mesmo ano, e o Campeonato Brasileiro de 1997, no qual foi artilheiro, com 29 gols.
E lá o vascaíno está preocupado com quantos títulos ele ganhou pelo clube? Não mesmo! O cara é ídolo pelo simples fato de ser fanático pelo Vasco. De ter feito muito pelo clube. Por ser um dos grandes atacantes da história do futebol brasileiro. Só por isso já vale o alto custo dos ingressos para o jogão de hoje à noite.
Quem for ao "Caldeirão", vai, com certeza, se emocionar e muito. Mas vá, também, para aplaudir e vibrar com tudo o que esse ídolo fez pelo Vasco. Talvez, quem sabe, com uma grande atuação, ele possa criar uma dúvida a mais na cabeça do Cristóvão! Quem sabe!
Mais uma rodada fechada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. No sábado, três, dos quatro grandes, entraram em campo. Todos, felizmente, venceram os seus compromissos. Já no domingo, mesmo com os titulares em campo, o Vasco decepcionou e só empatou com o Resende em São Januário. Com o resultado, o Bangu, que passou pelo Nova Iguaçu, em Moça Bonita, assumiu a liderança do Grupo B, com nove pontos. Olha o Banguzão aí, gente!!!
O Fluminense abriu os trabalhos diante do Bonsucessso, em Moça Bonita. Abel Braga mandou a campo todos os titulares. O Tricolor das Laranjeiras não teve tantas dificuldades para bater o time da Zona da Leopoldina. Com dois de Fred, o Flu voltou à briga dos que estarão nas semifinais da Taça Rio. Agora, com seis pontos, a equipe encontra-se a dois pontos atrás do Vasco, segundo colocado, e a três atrás do líder Bangu.
Pouco mais tarde, o Botafogo teve de enfrentar a falta de pontaria e a chuva para derrotar o fraquíssimo time do Duque de Caxias, no Engenhão. O primeiro gol só saiu na parte final da primeira etapa através de Fellype Gabriel, que nos últimos dois jogos do Fogão marcou quatro gols. No segundo tempo, mesmo impedido, Jobson, deu números finais à partida. Aliás, esse foi o primeiro gol do Jobgol desde que voltou a vestir a camisa alvinegra. Bom para ele e para o time de General Severiano que, com o resultado, assumiu a liderança do Grupo A, com 13 pontos.
Para fechar o sábadão com chave de ouro, o melhor jogo da rodada, sem dúvidas. O Flamengo foi à Volta Redonda enfrentar o time local e penou, suou muito para conseguir a vitória. Logo aos quatorze minutos do primeiro tempo, Rafael Granja abriu o placar para o Voltaço. O Fla, então, partiu para cima do adversário, sem êxito. Até que após duas tentativas, o zagueiro David Braz empatou para o rubro-negro. O problema é que o jovem Luiz Antônio perdeu a cabeça e acabou expulso, ainda na primeira etapa. O time da casa, então, passou a sufocar os visitantes.
No segundo tempo, apoiado pela torcida, o Mengão conseguiu a virada com um belo gol de letra do Vagner Love. Mas, após bobeada do Léo Moura e do goleiro Felipe, Leílton empatou para o Volta Redonda. Mesmo assim, o rubro-negro não esmoreceu e conseguiu ficar na frente mais uma vez. E, outra vez com ele, Vagner Love. Depois, já na parte final do jogo, o juizão expulsou dois do Voltaço e o Flamengo aproveitou para marcar o quarto gol com Léo Moura. Com o resultado e com a derrota do Macaé para o Americano, no domingo, o clube da Gávea pulou para a segunda colocação do Grupo A, com 12 pontos.
O domingo foi inteirinho do Vascão. Dos grandes, só ele entrou em campo. Mas, ao contrário dos outros rivais, o Machão da Gama foi o único que não conseguiu vencer. No primeiro tempo do jogo contra o Resende, o Vasco assistiu o adversário jogar. E olha que foi dentro de São Januário, hein! Elias aproveitou e abriu o placar para o time do Sul do Estado. A equipe da casa pouco fez para igualar o marcador na primeira etapa.
Já no segundo tempo, Cristóvão mexeu no time. Juninho saiu para dar lugar ao não menos genial, Felipe. Eder Luis entrou na vaga do lateral Fágner. O Vasco mudou de cara e encurralou o Resende. Até que aos dez minutos, Thiago Feltri foi derrubado, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Alecsandro, mais uma vez em pouco menos de um mês, desperdiçou. Mas Alecgol iria se redimir um pouco mais tarde, mais precisamente aos 35 minutos. O matador vascaíno recebeu cruzamento de Allan e, desta vez, botou no fundo da rede do goleirão Mauro, 1 a 1. No entanto, apesar da impressionante pressão, o Vasco não conseguiu mais alterar o placar e perdeu a liderança do Grupo B para o Bangu.
COMENTE SOBRE A RODADA DESTE FIM DE SEMANA DO CARIOCÃO!
O adversário, em ocasiões normais, não incomodaria tanto o torcedor do Botafogo, se não fosse o histórico de decepções contra adversários de menor investimento. O Treze, da Paraíba, já demonstrou que pode surpreender. Aliás, essa é a graça da Copa do Brasil. É a grande oportunidade para clubes, que não estão tão evidentes na mídia, ganhar corpo, a competição em si, e disputar um torneio da magnitude da Libertadores.
Preciso lembrar das últimas decepções alvinegras atuando em casa pela Copa do Brasil? Acho que não, né! Para que vexames não se repitam e o Botafogo possa trilhar o caminho do título é preciso, acima de tudo, seriedade. Mais do que isso, eu diria! O Glorioso precisa respeitar o adversário, mas não deixa-lo jogar em seu território. É pressão do início ao fim. Time por time, realmente, não dá para comparar!
Loco Abreu estará em campo hoje, contra o Treze-PB
A atuação, diante do Vasco, no último domingo, pelo Cariocão, foi muito boa. Especialmente para um tal Fellype Gabriel. O técnico Oswaldo de Oliveira colocará em campo uma equipe próxima da ideal. Com a entrada de Loco Abreu, sai a movimentação constante aplicada pelo alvinegro, no último fim de semana, e entra as bolas alçadas na área. Volta o bom e velho jogo aéreo, arma mortal do Fogão. O esquema para a partida desta noite é o mesmo do visto na competição regional: o 4-2-3-1.
Quando estiver em melhor forma física, Jobson deve tornar-se titular desse time. E, por consequência disso, o esquema certamente será outro. Hoje, o habilidoso atacante ficará no banco, mas deve entrar no segundo tempo de partida. Espero que entre e dê mais poder ofensivo à equipe!
Se por um lado o Botafogo terá a volta de Sebastian "El Loco" Abreu, por outro não contará com Maicosuel, que sofreu um estiramento na coxa direita. Outro que não joga é o garoto Cidinho, que está com a Seleção Sub-20 e desfalca o time por um mês. Para o nível do adversário desta noite, nada de tão preocupante assim.
Enfim, botafoguenses de todo o Brasil, vamos aguardar o desfecho da partida e torcer para que a quarta-feira não seja 13. Ou melhor, que ela seja 13, de Loco Abreu!
QUAL O SEU PALPITE PARA BOTAFOGO X TREZE-PB? OPINE!
Rodolfo tem que deixar a pressão de lado e
atuar com mais destreza na zaga do Vasco
Prenúncio de casa cheia para o decisivo Vasco e Libertad desta quarta-feira. Afinal, são mais de 7 mil ingressos já vendidos. O jogo é decisivo para as pretensões vascaínas nesta edição da Taça Libertadores da América. O cruzmaltino, aliás, pelo que se viu em Assunción, tem tudo para obter uma vitória tranquila. Agora, na minha opinião, tem jogador que não pode pipocar. Se o cara "chora" por perder um clássico válido pelo modesto Campeonato Carioca, não se pode esperar atitude diferente em uma partida decisiva do principal torneio do primeiro semestre. Rodolfo, Libertadores é para homem!
O peso de jogar com a camisa do Vasco da Gama é imensurável. A começar pela sua torcida, enorme, exigente e acostumada a ver o clube lá no topo. Depois vem as glórias, irretocáveis, imortais, conquistadas a peso de muito suor por seus atletas indomáveis. Rodolfo, por favor, aprenda a lidar com pressão. Caso contrário, peça para sair. Pois jogar com a cruz de malta, ao meu ver, parece te assustar!
A partida de amanhã, às 22h, na Colina Histórica, é fundamental para rumar no caminho árduo da classificação para a próxima fase. Uma vitória simples não bastará para que o Vasco se torne líder do Grupo 5. Entretanto, basta para que o time brasileiro se mantenha na zona de classificação. O ideal mesmo é que o Vasco metesse 3 a 0 e definisse a pendenga!
Mito dos mitos
Para isso, o Cristóvão tem de pôr em campo o Juninho. Deixa ele o Felipe ali no meio. Garanto que vão brincar com os medianos jogadores paraguaios. No ataque, eu colocaria o Eder Luis junto com o Alecgol. A torcida adora pegar no pé do filho do Lela, mas é ele quem salva a equipe em diversas situações! Após o baile do Fellype Gabriel, do Botafogo, no clássico do último domingo, o mito Dedé estará de volta à zaga para assegurar que atuações pífias, no setor defensivo, não ocorram mais. Ele é craque, mito e é, na minha humilde opinião, o melhor zagueiro do mundo na atualidade.
O Gigante da Colina não pode temer qualquer timeco paraguaio, em casa! Tem de ir para cima desde o início, pressionar, morder a saída de bola dos caras e mostrar quem tem mais camisa, mais raça e mais coração. A torcida tem que fazer o que sabe fazer: apoiar aos montes! Tenho fé e esperança de que a vitória virá para que a batalha continue viva em campos estrangeiros. Força, Vascão!
VASCAÍNOS, QUAL O PALPITE PARA O JOGÃO ENTRE MACHÃO DA GAMA E LIBERTAD? OPINEM!
Negueba e suas tranças à lá Vágner Love. (Crédito: Gilvan de Souza)
Nem vou comentar o resultado da vitória do Flamengo, ontem, em Macaé, sobre o Friburguense. O que eu quero entender é a paixão de parte da torcida rubro-negra pelo Negueba. Sempre quando entra, o novo xodó do Papai Joel só faz uma coisa: correr. Erra muitos passes, não chuta bem e não sabe cruzar. Quando eu pergunto aos flamenguistas o motivo da idolatra ao "Mister Penteado", a resposta vem em tom de revolta pela minha pergunta: "Ele ainda é garoto, ele dá movimentação ao jogo. Tem de esperar". Melhor não contrariar, né!
Ainda bem que nem todos pensam como boa parte da torcida. Aliás, torcida essa que, quando o time está jogando mal, pede raça ao invés de técnica. Não dá para entender! O que falta, rubro-negros, é técnica e não falta de vontade, entendem?
Luiz Antônio comemora o terceiro gol do Fla sobre o Olímpia
Outros clamam por mais oportunidades para o garoto. Ora, mais oportunidades do que Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana já deram? O bom Luiz Antônio, em contrapartida, não precisou de inúmeras oportunidades para comprovar o seu bom futebol. Em poucos jogos, já em 2011, provou que merece ser titular absoluto desse time. Muito embora a "Nação Neguebense" não ter gostado de uma de suas atuações no ano, mexendo com os brios do treinador que joga para galera! Também, quem aplaude Willians tem o que merece, literalmente!
Acho que a culpa foi na ânsia de subir o garoto para os profissionais. Faltou aprimorar alguns fundamentos. Dá para corrigir agora, claro que sim. Mas, deixo claro, que a correção deve ser feita já, para ontem. Zico ensinou como se faz para superar as deficiências técnicas. A receita é simples: o Galinho treinava mais do que os demais e com mais atenção. Se ele, que é considerado um Deus para os flamenguistas, tinha consciência de que ainda havia o que melhorar, o que dirá o Negueba? Vamos aguardar para ver. Do jeito que está, não dá!
RUBRO-NEGRO, O QUE VOCÊ ACHA DO NEGUEBA? OPINE, DISCORDE!
O título resume o que foi o jogo. Aliás, a boa atuação do Fellype Gabriel no clássico ontem, entre Botafogo e Vasco, no Engenhão, foi pura sorte. Não, não estou cornetando o cara. A questão é que ele só jogou porque o Loco Abreu foi vetado, horas antes, por conta de dores musculares. Cá, para nós, alvinegros, o uruguaio malucão não está em boa fase. Há males que vem para o bem!
Fellype Gabriel foi o grande destaque da partida
Sem o seu melhor jogador, Dedé, e com o Juninho em noite pouco inspirada, o Vasco não conseguiu criar grandes chances e a vitória botafoguense me pareceu justa. Nos primeiros 20 minutos de jogo, o time de General Severiano dominou a partida. Mas o único lance de grande perigo veio com o zagueiro Antônio Carlos, que na ausência do Abreu, tornou-se o cara nas bolas alçadas na área. Tanto que, após falta cobrada por Andrezinho, ele quase marcou.
E, como eu disse anteriormente, o Dedé faz muita falta. Tanto que o Fellype Gabriel aproveitou um cochilo da zaga vascaína para marcar um belo gol. Detalhe, sem marcação alguma. 1 a 0 Botafogo. Quatro minutos mais tarde, após mais uma trapalhada da defesa cruzmaltina, Elkeson conseguiu botar Fellype Gabriel novamente na cara do gol. Em grande estilo, o camisa 11 não perdoou e ampliou a vantagem alvinegra.
Antes do fim da primeira etapa, Allan aplicou um chapéu no Fábio Ferreira, que, por sua vez, quase fez pênalti na conclusão da jogada. Não concordando com a possível simulação de Allan, o companheiro de zaga, Antônio Carlos, foi tirar satisfação com o meia e chegou a dar uma cabeçada no vascaíno. O resultado imbróglio foi um cartão amarelo para ambos.
Fellipe observa a trajetória da bola, que resultou no gol de honra vascaíno
Para o segundo tempo, Cristóvão tirou Allan e colocou o lépido Wilian Bárbrio, afim de dar mais movimentação ao ataque e ganhar mais poder ofensivo. Assim, o Vasco voltou do intervalo com um ataque mais veloz e insinuante. Mas quem deu conta do recado objetivamente falando foi um volante, aliás, o rei das dancinhas, Fellipe Bastos. O cara me bate uma falta perfeita, no ângulo do Jefferson. Golaço!
Pouco depois, Douglas, por pouco, não empata em escanteio cobrado por Juninho. Mas, ao invés do empate, o Vasco sofreu mais um golzinho. Mais uma vez ele, Fellype Gabriel, o cara do clássico. Jobson, que entrou no lugar de Herrera, recebeu dentro da área, tentou bater e a bola sobrou limpa para Fellype. 3 a 1 Fogão.
Aos 27 minutos, o jogo poderia pegar fogo se o reizinho, Juninho, não tivesse desperdiçado a cobrança de pênalti. Eder Luis ainda perdeu a chance de diminuir, momentos após a penalidade. Com o resultado, o Botafogo se mantém em segundo no Grupo A, com um ponto a frente do Flamengo e dois atrás do líder Macaé. Já o Vasco, apesar da derrota, se manteve na liderança do Grupo B, com sete pontos ganhos.
COMENTE SOBRE O CLÁSSICO, DESTE DOMINGO, ENTRE BOTAFOGO E VASCO!
Diante do Olímpia, ontem, no Engenhão, o Flamengo fez a sua melhor apresentação desde que o ano começou. Pelo menos, claro, até os 35 minutos do segundo tempo. Foi a partir dali que o rubro-negro simplesmente parou. Inexplicavelmente deixou os caras reagirem. Mais um vexame em Libertadores. Toda vez é isso, Flamengo!
Marin, mais um carrasco na história rubro-negra
Tudo bem, vai lá, você pode argumentar que, desta vez, não foi uma virada daquelas. Ou, talvez, uma goleada como a sofrida para o América do México, em 2008. Você até pode argumentar que o time é líder do seu grupo. No entanto, os flamenguistas já devem estar acostumados com acontecimentos sobrenaturais como os de ontem. Lamentável!
O Ronaldinho até que jogou bem. Conseguiu alguns dribles interessantes, e, sobretudo, passes milimétricos como o que acarretou no terceiro gol rubro-negro, com o garoto Luiz Antônio. Além do gol de pênalti, evidente. O Love, mais uma vez, foi decisivo. Fez uma jogada lindíssima no lance do primeiro gol, que contou com a frieza de "El Pollo", Botinelli, na conclusão da pintura.
Ronaldinho comemora o segundo do Flamengo
Mas, daí em diante, o Flamengo se perdeu. Tocava bem a bola, criava algumas boas jogadas e parecia, até, que vinha mais gols. Mas, porém, o jovem Muralha fez uma falta boba, na entrada da área, e Ceballos mandou um míssil para diminuir. Logo depois, o experiente Gonzales perdeu a bola e Cabellero começou a assustar os presentes no Engenhão. Pouco antes do gol de empate, o Olímpia já havia assustado em uma cabeçada de Mesa. Pouco tempo depois veio o infeliz gol paraguaio. Gonzales e Muralha foram em cima do ex-flamenguista, Maxi Biancuncchi, e a bola sobrou limpa para Marin empatar. O que falar disso?
Maxi, o primo bastardo do Messi
O empate é o fim do mundo? Não, não é! Mas, agora, ganhar em Assunción torna-se mais do que obrigação! Tirando a eliminação de 2007, nas últimas duas edições da Libertadores, o Flamengo entregou a rapadura, em casa, e ganhou fora dela. Lembram? América do México 2 x 4 Flamengo e Universidad de Chile 1 x 2 Flamengo. Esse time do Olímpia, na minha opinião, não é mais forte do que esses outros adversários. Pelo contrário, o atacante deles é o Maxi, o primo bastardo do Messi. Perder para essa mulambada é dose! Avante, Flamengo!
O QUE VOCÊ, RUBRO-NEGRO, ACHOU DO EMPATE ENTRE FLAMENGO E OLÍMPIA, NO ENGENHÃO? OPINE!
Tudo estava indo às mil maravilhas. O time limitado do Libertad, parecia não assustar tanto assim o Vasco. E, de fato, em situações normais, de onze contra onze, não assusta! A equipe vascaína mostrou vasta superioridade ante à deficiência e inoperância do time paraguaio. Mas, afortunadamente, um bad boy cascudo teve que se descontrolar e atrapalhar as pretensões brasileiras no jogo. Ah, Diego Souza!
Eu acredito e confio numa vitória Cruzmaltina em São Januário. Se vencer, de preferência de goleada ou, até, com uma boa margem de gols, o Vasco assume a liderança do grupo 5 da Libertadores. É só acreditar no potencial do time. A torcida também precisa fazer a sua parte. Lotar a "Colina Histórica" é preciso. É tudo ou nada. Lembrem-se que esse será o último jogo em casa nesta primeira fase!
Tirando o episódio do Diego Souza e a arbitragem mandrake da arbitragem, o time atuou bem, sem nenhum destaque individual, tirando o mito Dedé, é claro. Achei que o Felipe, até pela experiência que possui, jogou bem e o próprio Diego Souza, até cometer a infantilidade no início do segundo tempo, estava jogando bem.
Não foi uma exibição de gala, longe disso. O jogo também não foi dos melhores. E o que dizer do acanhado estádio do Libertad? Parecia Campeoanto Carioca. Mas, para a "enorme" torcida paraguaia, está de bom tamanho!
Na minha opinião, só depende do Vasco. Uma vitória, em casa, e o grupo fica todo embolado. Há risco de ficar de fora da segundo fase, claro que há! Mas esse time do Vasco, uma equipe que fez um ano de 2011 maravilhoso, tem condições de chegar lá. E, oxalá, chegará!
QUE NOTA VOCÊ, VASCAÍNO, DÁ PARA O EMPATE ENTRE LIBERTAD E VASCO? OPINE!
O jogo ontem foi sofrível, tricolores! Não pelo adversário, fraquíssimo, como o autor deste blog já havia adiantado na terça-feira. Mas pelo nervosismo do elenco tricolor quando joga diante de sua torcida. De bem positivo, além dos três pontos, claro, pode-se de dizer que a defesa vem melhorando. O Anderson que o diga!
Herói da vitória tricolor, o aspirante a Dedé demonstrou personalidade ao finalizar de primeira, metendo uma curva de três dedos na bola, impressionante, e garantindo o terceiro triunfo seguido do Flu na Libertadores. Classificação garantida? Ainda não. Mas, agora, o horizonte fica mais nítido. Os "cariocas", já dizia um locutor da TV mexicana, Univision, estão quase lá!
Além do personagem da noite, Diguinho e Valencia também tiveram os nomes ovacionados pelos pouco mais de 24 mil torcedores no Engenhão. Quem gostou, e muito, da atuação defensiva do time das Laranjeiras foi o técnico Abel Braga, quem deposita total confiança em Leandro Euzébio, Anderson, Diguinho e Valencia. De fato, esse setor vem ganhando corpo e, tão logo, o Fluminense terá um time completo, uma equipe prontinha para levantar essa tão sonhada taça!
O próximo compromisso do Fluzão é diante do próprio Zamora, na Venezuela, no próximo dia 29, uma quinta-feira, no Estádio La Carolina. Se tiver êxito, a equipe brasileira garante classificação mesmo que perca os dois jogos subsequentes!
QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA A VITÓRIA DO FLUMINENSE SOBRE O ZAMORA? OPINE!
Depois de duas vitórias na Libertadores - uma sem convencer muito e a outra com grande atuação - como o fraco time do Zamora (VEN) pode assustar o Fluminense? Em declaração ao portal Globoesporte.com, a sensação da vez, Wellington Nem, se diz preocupado com uma possível retranca venezolana no Engenhão. Para ele, o 1 a 0 está de bom tamanho. Desculpe, Nem, mas golear é preciso!
Tudo bem que o time da terra de Hugo Chávez conseguiu, na primeira rodada, empatar com o antes "temido" Boca Júniors. Mas, devo lembrar-lhes, que o jogo foi na Venezuela. E, ainda assim, esse time do Boca é bem "meia-boca". O fato é que, jogando no Brasil, diante de sua apaixonada torcida, e com um time galático, o Flu tem totais condições de fazer um placar elástico. De fazer saldo de gols para evitar qualquer tipo de dor de cabeça quanto aos critérios de desempate mais para frente.
O último compromisso do Zamora, pela Libertadores, foi diante do Arsenal de Sarandí. A partida, realizada no Estádio Julio Grandona, na grande Buenos Aires, terminou com a vitória dos argentinos por 3 a 0. Ora, se o limitado time hermano conseguiu um placar vistoso, o que impede o Tricolor das Laranjeiras em fazer um score ainda melhor? Nada, cara pálida!
Serão dois jogos seguidos em que vencer, e bem, é preciso! A classificação, embora ainda não confirmada matematicamente, está bem próxima. Basta vencer, repito, o pior time da chave, em ambos os jogos, para chegar às oitavas de final sem grandes sustos e sem ter que brigar por vaga com os outros dois argentinos.
O FluminenseFootbal Club deve entrar em campo, nesta quarta-feira, às 19h30, no Engenhão, com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia, Diguinho e Deco; Wellington Nem, Rafael Sobis e Fred.
Boa sorte, Guerreiros Tricolores, e até as oitavas de final!
DE QUANTO O FLUZÃO VAI VENCER O ZAMORA, DA VENEZUELA? OPINE!
O Vasco encara o Libertad (PAR), nesta quarta-feira, às 22h, com transmissão da TV Globo. O time paraguaio é líder do Grupo 5 da Libertadores, que tem, justamente o Vasco, como segundo colocado. Apesar da missão não ser das mais fáceis, o time Cruzmaltino tem time e futebol para vencer a equipe do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Nicolás Leoz.
Invicto e cem por cento na Libertadores, o Libertad não vem tendo o mesmo desempenho no Campeonato Paraguaio. Após seis jogos, o alvinegro aparece apenas na quinta posição, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Por sinal, derrota esta sofrida no Estádio Dr. Nicolás Leoz, onde foi superado pelo Olímpia, por 1 a 0, no último fim de semana.
Em caso de vitória em Asssunción, o Vasco pode até dormir líder do seu grupo. Tudo vai depender do placar da partida, e, também, do resultado do jogo entre Alianza Lima (PER) e Nacional (URU), que se enfrentam nesta terça-feira, em Lima. Mais importante do que alcançar a liderança, neste momento, é conseguir os três pontos. Até porque, na quarta rodada, os dois times voltam a se enfrentar. Desta vez no caldeirão de São Januário. Aí, amigos vascaínos, a vitória é obrigatória!
Mas o que me preocupa nem é tanto o Libertad, que diga-se de passagem, tem alguns bons nomes como o zagueiro Samúdio, o atacante Gamarra - que não é aquele famoso defensor paraguaio -, e o volante Cáceres. O que me preocupa é como o Cristóvão vai armar o time para esse jogo.
A explicação inexplicável de poupar o Juninho da partida, alegando que o Reizinho correu demais contra o Madureira, foi dose pra leão. O cara tem muita experiência, sabe bem como é jogar uma Libertadores, pois, óbvio, já a conquistou, e o bravo treinador vascaíno não o convoca para a "decisão"? Por que não o poupou diante do Madureira? Enfim...
Se o Eder Luis já está pronto para atuar, que coloque ele em campo! Na minha opinião, ele, com setenta por cento de condição de jogo, se torna o atacante mais perigoso do Vasco. É um diferencial no ataque. Romulo e Allan, que também voltam de contusão, estarão à disposição e são belas opções para o jogo. Pena que começarão o certame assistindo do banco de reservas...
Sendo assim, a provável escalação Cruzmaltina é esta: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.
E ai, vascaíno, você acredita em um triunfo em terras paraguaias? OPINE!
Talento, habilidade, criatividade e velocidade. Essas são algumas das qualidades que o torcedor do Botafogo vê no Jobson. Realmente um grande jogador! Não é à toa que, em recente entrevista, o agora Deputado Federal, Romário, disse que o atacante do Fogão é umas das principais esperanças do futebol brasileiro para a Copa de 2014. Eu assino embaixo, baixinho!
Dos problemas extra-campo do rapaz, todos nós sabemos. Mas chegou a hora dele agarrar essa chance que, diga-se de passagem, mais uma vez lhe foi dada pelo presidente Maurício Assumpção. É agora ou nunca. Essa é a grande oportunidade para voltar a brilhar intensamente e, assim, chegar à Seleção do Mano Menezes. Cá para nós, quem convoca cabeças de bagre com Lucas Leiva, Fernandinho, André Santos e outras barangas mais, pode e deve convocar um craque como o Jobson. Digo e repito: só depende dele!
No empate entre Bangu x Botafogo, no último sábado, em 1 a 1, Jobson veio do banco para brilhar. O atacante alvinegro, mesmo fora de forma, deu uma passe categórico para Cidinho marcar o gol botafoguense. Agora imaginem: se ele fora de forma já faz isso, o que esperar de uma atuação com, pelo menos, 80 por cento da forma física apurada? Veja o video abaixo:
No ano passado, quando ainda atuava pelo Bahia, Jobson brilhou em duas partidas contra Flamengo - no Pituaçu - e contra o Fluminense, no Engenhão. Na partida de Salvador - mesmo o Bahia estando com um a menos em campo - o artilheiro conseguiu um gol no fim da partida que decretou o empate da equipe baiana com o time da Gávea. Veja abaixo:
Já no jogo diante do Flu, no Engenhão, Jobson fez uma partida, mais uma vez, irretocável. Foram vários lances de perigo, bolas na trave e tabelas bem sucedidas. Numa delas, no fim do certame, após um belíssimo contra-ataque puxado por Barcos, Ávine cortou o marcador e entregou a bola limpinha para Jobgol empurrar para as redes. Veja abaixo:
Agora é esperar que Jobson não caia no mesmo ostracismo do Maicosuel e volte a jogar o futebol que todos nós nos acostumamos ver: vistoso, habilidoso e vigoroso!
E aí, meus amigos alvinegros: Vocês acreditam na volta do grande Jobson ao bom futebol? Opinem!
O primeiro post do blog Futebol Carioca é polêmico. Você, torcedor rubro-negro, quer ou não Adriano de volta à Gávea? O assunto, antes visto como mera especulação, começa a ganhar força nos bastidores da cúpula de futebol do Flamengo.
Hoje, segunda-feira, dia 12 de março, o comentarista da TV Bandeirantes, Neto, deu uma declaração no programa "Jogo Aberto", de que o Imperador estaria negociando a sua saída do Corinthians, vista por muitos colegas de imprensa como certa!
O contrato de Adriano com o clube paulista vai até Maio deste ano. Mas a situação delicada, mesclada com a falta de comprometimento nos treinamentos e a relação conturbada com o treinador corintiano Tite, podem acarretar numa rescisão de contrato dentro dos próximos dias.
Vale lembrar que as últimas grandes exibições do Imperador foram justamente com a camisa do Flamengo, em 2010. Na ocasião, Adriano ajudou o time carioca a eliminar, por exemplo, o atual time dele, o Corinthians, da Taça Libertadores. Posteriormente, apesar da eliminação para a Universidade do Chile, nas quartas de final daquela mesma competição, brilhou, sobretudo no jogo da volta em Santiago do Chile, quando o Flamengo derrotou os chilenos por 2 a 1, placar insuficiente para avançar no torneio.
De lá pra cá, Adriano teve péssimas atuações pela Roma, da Itália, e acabou tendo o contrato rescindido. O Corinthians apostou no artilheiro e o contratou em 2011. Com algumas contusões e problemas com a balança, o caminho natural do Impera é mesmo deixar o time de São Paulo.
Há alguns meses um grupo de torcedores iniciou a campanha "Volta, Adriano", com o intuito de reunir cerca de 200 mil assinaturas para entregar à presidenta Patrícia Amorim. Até o momento o site reuniu pouco mais de 78 mil.
É fato que a torcida está dividida sobre a vinda ou não do "cara". E, de fato, se Adriano estivesse no peso próximo do ideal e, com a cabeça no lugar, pela qualidade que ele tem, não sairia do Corinthians tão cedo. A torcida rubro-negra também deve estar sonhando o retorno no "Império do Amor". Acho normal isso! Seria uma dupla de ataque de respeito. Até porque, na base, o Fla não tem jogadores com a qualidade do Adriano. Tem, sim, bons volantes e bons meias.
Mas e vocês, rubro-negros, como vocês enxergam uma possível volta do Imperador à Gávea? Opinem!